Avançar para o conteúdo principal

KIZOMBA 3D - O QUE SE PASSOU?

Sofia Fox e Tony Pirata a dançar kizomba
Kizomba 3D dominou a noite no Coliseu dos Recreios, em Lisboa
Kizomba é o ritmo da moda que todas/os dançam e como está na moda fazer festivais de Kizomba nos últimos anos, nós fomos a uma festa de kizomba no Coliseu dos Recreios com o pomposo nome de Kizomba 3D.

Mais um Festival Kizomba? Claro que não...

Como já não a primeira festa kizomba que vamos, recordemos o I Love Kizomba no Campo Pequeno onde também marcamos presença e que vimos alguns dos maiores artistas do género, fomos cedinho porque estes afectuosos dançarinos, ou apreciadores das letras com ritmo africado normalmente chegam cedo às plateias. Ao chegar à Rua das Portas de Santo Antão duas enormes filas aguardavam a abertura de portas. Marcada para as 20 horas, os mais novos desesperavam por poder ocupar os seus lugares nas primeiras filas. E a roupa curta que fazia muitos terem frio sem os quentes ritmos da kizomba.

Mas lá se abriram as portas para um dos eventos mais esperados da semana, especialmente para todos aqueles que investiram bastante no outfit que neste género de concertos é bastante aprimorado.  Um concerto/festival de kizomba não é apenas um concerto é um acontecimento social o qual convidamos os namorados, amigos, pretendentes ou vamos apenas para conhecer novas pessoas.

Público do Kizomba 3D
O público afluiu em massa ao Festival Kizomba 3D
Basicamente a diferença de um concerto de kizomba para uma saída à noite numa qualquer discoteca é apenas o tamanho da plateia, o preço do bilhete, e a quantidade dos artistas que são convocados para cantar dois ou três dos seus temas mais conhecidos.

Mas este festival prometia ser diferente. Para além de um punhado de bons nomes reconhecidos pelos espetadores em geral, o kizomba seria ao vivo mostrado ao seu melhor. E não falamos de kizomba naqueles passos básicos que todos aprendem, e são o suficiente para dançar em qualquer discoteca. Desta vez foram convidados alguns pares vindos directamente de várias partes da Europa, para mostrar que afinal isto não é apenas uma "doença" nacional.

Artistas muitos, com fartura...

E a festa começou muito bem, e mesmo já um pouco atrasada as actuações começaram desde o ínicio com um dos pares mais conhecidos do Youtube nas exibições. Tony Pirata e Sofia Fox (que por acaso nem sequer tem origem africana, uma vez que é britânica) abriram a noite com um nível de qualidade muito alto elevando a fasquia dos artistas que viriam posteriormente.


Mas o feedback das primeiras filas para Vanini ou Djiovanny não foi propriamente o espectável. Nem com o apoio do host Gasolina que dizia que o kizomba precisava dos novos talentos, levava o público a não desesperar pelos nomes sonantes no cartaz. Depois de mais uma actuação de Morenasso & Anais, estes provenientes de França onde também existe uma grande comunidade de kizomba. Não é de estranhar que grande parte dos nomes do kizomba actual muitos deles residem ou já residiram no país do centro da Europa.

E pouco a pouco nomes mais conhecidos do público foram surgindo. Tania Macauw, Jessycka, ou Zimous trouxeram um novo colorido à noite depois de uma actuação timída dos TZ provenientes do norte do país. A todos os que estavam na primeira não passaram despercebidos os ténis iluminados de um dos vocalistas dos TZ. O kizomba, tal como outros géneros de música, vive muito do que os seus cantores trazem vestido, onde muitas vezes músicos como Anselmo Ralph, Nelson Freitas ou Kaysha mudam várias vezes de roupa por actuação. Mas show must go on...

A originalidade dos TZ trouxe uma nova luz ao kizomba
Mas (algumas) das actuações mais esperadas como por exemplo Yudi Fox, 2Much e TLX surgiram apenas no final antecipado da noite. Já o relógio marcava uma da manhã e Yudi Fox terminou a sua actuação dando lugar a mais um dj. A presença dos djs que em outros eventos mais pequenos poderão ser bons "enche-chouriços" aqui é apenas uma forma se aumentar a impaciência dos que já à muitas horas estavam de pé nas primeiras filas a dançar e ouvir kizomba.

2 Much considerados um dos maiores nomes do panorama nacional do kizomba com uma tournée cada vez menos nacional fizeram deste concerto no Coliseu dos Recreios um dos pontos altos do seu ano de 2014. E da Billy Family as TLX mostraram um pouco da sensualidade africana, num inicio de show muito Destiny Child. Mas a interação entre as três jovens e o seu público era constante não deixando mesmo os mais cansados... adormecerem. Mas terminada a actuação de TLX esperavam-se nomes como Juvencio Luís, Os intocáveis ou Nellson One. Isto para não falar de nomes como Jay Oliver ou Telma Lee que ainda não tinham actuado.

Mas foi Paulo Mac que por volta das 3 da manhã veio anunciar que o concerto teria de terminar sem que alguns dos nomes mais importantes actuassem. O que nos trás à ideia outros festivais do género. a noite prolongou-se até de manhã numa after-party em pleno Coliseu dos Recreios, sempre bem apimentada de Kizomba.

Porquê todas estas falhas?

Apesar de muita publicidade ser feita através de vários meios, normalmente por exemplo o Facebook nunca vê uma explicação destas situações. Razão pela qual depois muitos são aqueles que se sentiram descontentes por não poderem ver alguns dos seus artistas favoritos de kizomba. 



VEJAM AQUI AS FOTOS DOS CONCERTOS NO KIZOMBA 3D

Na verdade, perante cartazes sempre tão recheados de estrelas de kizomba, depois no final falha sempre qualquer coisa. Apesar de ter sido um excelente concerto, e que futuramente devia ser repetido com actuações de dança misturadas com alguns artistas de kizomba, deveria haver planos B para "eventuais problemas de organização que possam surgir". Venham mais festivais do género, mas com cartazes possivelmente mais reduzidos, mas que todos possam ir ao certo ver os seus artistas favoritos de kizomba.

Comentem e digam o que acharam vocês do Festival Kizomba 3D?

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024