Avançar para o conteúdo principal

CAMANÉ @ CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA [REPORTAGEM]

Camané em Cine-Teatro de Alcobaça

As comemorações dos 40 anos do 25 de Abril marcadas pela Câmara Municipal de Alcobaça terminaram com um concerto do fadista Camané que apresentou o seu “Melhor 1995-2013”.

E foi numa sala escura que, com uma “Complicadíssima Teia”, Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos, deu início ao concerto que teve lugar, na sexta-feira, dia 25 de abril. E porque por vezes “Sopram Ventos Adversos”, Camané, natural de Oeiras, cantou “A Luz de Lisboa”. O fadista de 47 anos de idade afirmou ser “uma honra estar nestas comemorações de 25 de Abril em Alcobaça”. “25 de Abril, sempre!”, sublinhou.

Camané iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, com a gravação, em 1995, do disco "Uma noite de fados". Camané conquistou rapidamente um lugar no grupo dos grandes intérpretes portugueses e, em particular, no difícil, exigente e concorrido mundo da chamada "canção nacional".

Basta percorrer a extensa discografia do cantor, desde o referido disco de estreia, passando por obras como "Na linha da vida", "Pelo dia dentro" ou "Sempre de mim", até ao último trabalho de estúdio, "Do amor e dos dias", para perceber as razões que levaram Camané a integrar o reduzido leque de fadistas intemporais, ao lado de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro ou Carlos do Carmo.
“Uma das coisas mais fantásticas do Fado é que nos conta histórias e reporta-nos para histórias de amor que se viviam antigamente”, disse Camané antes de cantar “Gola Alta”.

Considerando ser altura de uma reflexão musical, Camané lançou em 2013, "O Melhor – 1995|2013" que reúne grandes clássicos da sua carreira. Mas a arte de Camané é a procura constante de boas canções, de contar histórias e o que nelas está escondido. “Um dos fados de que gosto mais é “Triste Sorte”, confessou Camané, explicando que se trata “de um Fado sobre quem espera sempre um bocadinho mais, sobre quem espera sempre um bocado mais e nunca está satisfeito e sobre quem quer fazer sempre melhor”. “Esta é a minha forma de estar no Fado… E na vida também”, concluiu Camané na reta final do concerto.

Depois de sair do palco, Camané ainda voltou para partilhar com o público as últimas duas canções da noite: “Mais um Fado no Fado” e “Saudades Trago Comigo”.

Depois do concerto de comemoração dos 40 anos do 25 de Abril da Câmara Municipal de Alcobaça, em que Camané se fez acompanhar por Paulo Carreira na guitarra portuguesa, Diogo Clemente na viola e por Paulo Paz no contrabaixo, o fadista esteve ao dispor para uma sessão de autógrafos e para conversar com todos os que quiseram trocar algumas palavras ao fadista português, dizendo-lhe pessoalmente: “Ah, fadista!”.



Data: 2014-04-25
Fotografia: David Sineiro
Texto: Sara Susano

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024