Avançar para o conteúdo principal

GNR & CONVIDADOS @ FESTIVAL DO CRATO 2013


Uma das bandas mais antigas do rock nacional actuou mais uma vez no solo do Crato para uma das actuações mais ovacionadas pelo público alentejano. Sendo este um festival virado essencialmente para dentro do melhor que se faz em Portugal, os GNR foram "Afectivamente" recebidos em mais um concerto especial.

Todos aqueles que já viram 2, 10 ou 20 vezes o GNR ao longo da sua longa carreira, continuam a surpreender-se com as novidades que Rui Reininho continua a apresentar em palco. Desta vez e numa "repetição" do que se passou no Centro Cultural de Belém e no Coliseu do Porto, os GNR tiveram companhia de alguns amigos que vieram mostrar, o quão os GNR foram importantes ao longo de mais de duas décadas no panorama musical português.

GNR @ Centro Cultural de Belém

E após um "Popless" e "Video Maria" que abriram o concerto, foi o trinar da guitarra de Carlos Paredes intrepertando "Verdes Anos" que surgiu dos pratos de Stereossauro. A presença do Dj foi indispensável em mais alguns temas como "Canil", "Las Vagas" e "Sangue Oculto".

Mas a actuação dos GNR continuou nas "Asas" de uma "Bellevue" aguardando o beijo de Mitó Mendes, vocalista d' A Naifa, que foi com Rui Reininho cantar "Sete Naves". Neste momento, o público já estava completamente rendido à fusão dos diferentes estilos se música que iam desfilando no palco do Festival do Crato.

GNR @ Portugal ao Vivo

Mas no concerto dos GNR, houve uma predestinada que teve direito a uma música da sua autoria, na companhia de Jorge Romão e restantes músicos dos GNR. A eleita noite Márcia que foi cantar o seu single "Cabra Cega" seguido de "Morte ao Sol" já na presença de Rui Reinhinho.

Outro clássico levou o público ao rubro. Afinal ninguém pode passar diferente ao "Efectivamente" mesmo que cantado com uma ligeira "Pronúncia do Norte" alentejano. Os convidados continuavam a desfilar em palco, desta vez na presença de Camané que cantou "Cais" e "Vocês".

Mas o público continuava a pedir "Dunas", mas Rui Reininho, qual mestre da improvisação fez questão de fazer uma faena ao público com uma T-shirt verde que um espetador já um pouco mais alcoolizado conseguiu arremeçar para o palco. Mas e porque era "Sexta Feira" e a bebedeira de alguns já fazia com que o mundo acabasse, estaria era mesmo na hora de terminar o espetáculo com "Mais Vale Nunca" e o tão desejado "Dunas".

Alinhamento: GNR & Convidados @ Festival do Crato 2013

Sendo para um público diferente de por exemplo Richie Campbell ou Skunk Anansie, GNR continua a ser uma boa aposta para este género de festivais onde tanto os avós, os pais e os netos conhecem as letras desta que há-de para sempre ser uma das maiores bandas nacionais.

Data: 2013-08-30
Texto e Fotografia: Pedro Figueiredo

Artigos Relacionados:
Geral
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024