Avançar para o conteúdo principal

AMADOU & MARIAM @ COLISEU DOS RECREIOS


Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia, dois dos maiores embaixadores mundiais da cultura do Mali, estiveram no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia em que celebramos a liberdade, e a eles nos juntámos para cantar por um povo e por um país que continua à procura de paz.

O casal trouxe até nós o seu mais recente álbum "Folila", que em bambara quer literalmente dizer ‘música’, e com a música veio a alegria da cultura africana e a a vontade de dançar e acima de tudo de viver.

O público, que preenchia as cadeiras da plateia do coliseu, ansiava pela entrada dos músicos, e assim que o concerto começou começaram a ficar impacientes. Uma impaciência de quem está com os seus movimentos restringidos a uma cadeira, que por mais confortável que seja, não permite que se exprimam na totalidade.

Logo ao segundo tema a solução para essa limitação foi encontrada e rapidamente as cadeiras foram abandonadas e formavam-se filas para chegar até à frente de palco para dançar. AA harmonia reinava por entre os ritmos quentes, entre as vozes melodiosas e os solos quer de guitarra quer de percussão que animavam o concerto e o transformava numa verdadeira festa.

Enquanto em palco os cravos marcavam simbolicamente a revolução, na plateia a dança simbolizava a liberdade, aquela liberdade que só alguns ainda conseguiram, mas que com a musica todos podemos alcançar.

Data: 2013-04-25
Texto e Fotografia: Vânia Marecos