Avançar para o conteúdo principal

Cartaz Semana Académica de Lisboa 2024

Semana Académica de Lisboa 2024 em Lisboa

Evento: Semana Académica de Lisboa 2024
Localização: Lisboa
Datas: Brevemente

Conhece a Semana Académica de Lisboa

É considerada uma das mais antigas festas universitárias em Lisboa e apesar de quase todos os anos mudar de localização continua a ser uma das festas que move uma maior quantidade de estudantes pela qualidade que normalmente apresenta dos artistas que sobem ao palco.

Num período onde os caloiros chegam a Lisboa para começam a sua vida estudantil nada melhor que uma festa para conhecerem melhor os colegas e outros estudantes de outras faculdades e universidades do concelho de Lisboa.

A Recepção do Caloiro é organizada anualmente pela Associação Académica de Lisboa que representa mais de 148 mil estudantes do ensino superior do distrito de Lisboa.

Ao longo dos anos, esta festa foi marcada pela qualidade que é apresentada, sendo uma das maiores festas académicas de Lisboa, só comparada à Semana Académica também organizada pela AAL.


Programa da Semana Académica de Lisboa 2024



Conhece aqui brevemente o programa da Semana Académica de Lisboa em Lisboa.


Descobre os concertos que poderás ver em 2024

Cartaz da Semana Académica de Lisboa 2024 em Lisboa

O cartaz estará disponível brevemente.


Programa da Semana Académica de Lisboa 2023



Vê aqui o programa da SEmana Académica de Lisboa que decorre de 23 a 30 de Setembro


22 de Setembro
MC Kevinho
A Revelar
MC Kekel
Kamala

23 de Setembro
A Revelar
Bispo
Yasmine
Papillon

28 de Setembro
Kevin O Cris
Quim Barreiros
Tou
La Cuarta Cuerda
Karetus

29 de Setembro
MC Livinho
Calema
Pegadinha
Kura

30 de Setembro
DAMA
Hybrid Theory
Irma
A Revelar

Cartazes anteriores da Recepção do Caloiro

Recepção ao Caloiro de Lisboa 2016

29 de Setembro - Quim Barreiros + Club Banditz + XEG
30 de Setembro - Beatbombers + Dillaz + Karetus
1 de Outubro - Crookers + Filipe Gonçalves + Kamala + Plutónio

Recepção ao Caloiro de Lisboa 2017

21 de Setembro - Bispo + Dynamic Duo + Kalash
22 de Setembro - Karetus + Grognation + Valas
23 de Setembro - Calema + Átoa + Club Banditz

Recepção ao Caloiro de Lisboa 2018

21 de Setembro -  Toy + Mundo Segundo e Sam The kid + Phoenix RDC + Dynamic Duo
22 de Setembro - Bispo + Bárbara Bandeira + Papillon + Mastiksoul
23 de Setembro  - Plutónio + Diogo Piçarra  + Djodje + Insert Coin

Passagem de Recepção do Caloiro para Semana Académica

Depois da direção da Associação Académica de Lisboa ter mudado, os nomes das principais festas anuais, levando a que muitos estudantes ficassem um pouco confusos. Habitualmente a primeira festividade do ano, em Outubro ou ínicio de Novembro era nomeada de Recepção do Caloiro e a festa de normalmente era realizada entre Abril  e Maio era chamada de Semana Académica.

Nomeadamente a Recepção do Caloiro era realizada junto ao Rio Tejo, no Terrodromo de Santos, e a Semana Académica era feita num recinto maior nomeadamente no Salódromo no Alto da Ajuda junto da Universidade de Arquitetura.

Em 2018 e 2019 os nomes mudaram. A festa de estrada dos novos estudantes nas universidades lisboetas passou a chamar-se de Semana Académica de Lisboa, sendo a última festa anual chamada de Queima das Fitas à semelhança de muitas festas académicas de finais de curso como é o caso do Porto, Évora ou Coimbra.

A primeira Queima das Fitas oficial de Lisboa foi realizada em 2018, tendo a primeira semana académica (antiga recepção do caloiro a realizar-se em Santos junto ao Rio Tejo (próximo do Urban Beach).

Tradição da Semana Académica de Lisboa em Santos

Ao longo dos últimos anos a Semana Académica tem variado de lugar tendo passado por vários locais como foi o caso do Parque de Estacionamento de Carcavelos, o ESEL entre outros.

Mas na última década um dos locais que mais vezes recebeu a Semana Académica de Lisboa foi a zona de Santos. Com uma área aberta e excelentes acessos para todos aqueles que moram em Lisboa ou nos arredores, Santos é um local onde são fáceis de colocar alguns divertimentos para os mais novos, bem como a montagem do palco para os concertos da Semana Académica.

Por tradição o recinto abre entre as 20 e as 22 podendo a diversão chegar a altas horas da noite. Com permissão para fazer "barulho" até mais tarde, a Semana Académica de Lisboa continua a ser uma das maiores festas realizadas durante todo o ano em Lisboa, só superada por exemplo pela festa da passagem de ano que é realizada a pouco mais de um quilómetro do terrodromo, no Terreiro do Paço.

Nos últimos anos a semana académica/recepção do caloiro dura durante três dias juntando normalmente a 5ª, 6ª e sábado para todos aqueles que mesmo não sejam estudantes possam assistir com os estudantes a uma das maiores festas realizadas em Lisboa.

Artistas para a Semana Académica de Lisboa

Normalmente os organizadores da Semana Académica dividem os três dias da Semana Académica de Lisboa pelos três géneros musicais mais ouvidos pelos estudantes: pop, hip hop e música popular.

É sempre escolhido um artista popular para o dia mais popular da festa. Os principais nomes que são escolhidos para estas festas académicas nunca mudam muito passando por Quim Barreiros, Rosinha ou Toy, tendo nos últimos anos Ana Malhoa passado por algumas festas académicas. Lembremos que em 2016 passou por aqui Quim Barreiros e em 2018 foi Toy que foi o principal artista popular.

O hip-hop também é um dos estilos que os jovens preferem tendo Plutónio e Bispo os dois artistas que actuaram duas vezes nos últimos três anos. Para além deste nomes como Grognation, Papillon ou Valas subido ao palco da Semana Académica de Lisboa.

Na música pop, nomes como Filipe Gonçalves, Calema, Átoa, Bárbara Bandeira ou Diogo Piçarra subiram ao palco.

Nem sempre podem ter cartazes muito diferenciados uma vez que também não é pretendido que exista um grande pagamento de bilhetes na entrada da Semana Académica, no entanto com o valor disponível, com uma ajuda dos patrocinadores, a Associação Académica de Lisboa tem procurado trazer os melhores nomes que os estudantes mais gostam.

Segurança da Semana Académica de Lisboa

A Semana Académica de Lisboa é uma festa onde são normais alguns excessos de álcool. Qual é a festa académica que não tem alguns excessos? Mas se existe policiamento dentro do recinto, cá fora é bastante visível a presença não só de segurança privada que permite a revista e entrada dos estudantes como a presença de agentes da PSP que garantem a segurança.

No entanto, e apesar desta zona ser policiada é importante nunca andar sozinho/a à noite nesta zona uma vez que como em qualquer situação em Lisboa, os amigos do alheio podem andar por perto. Além disso, existem revistas na porta como é habitual, sendo que é proibido levar materiais explosivos, laminas e objectos perigosos no recinto da Semana Académica de Lisboa.

Reciclagem na Semana Académica de Lisboa

Depois de 2018 terem trazido novas regras para todos aqueles que bebem nas ruas de Lisboa, na semana académica de Lisboa, existirão os copos de plástico reutilizáveis de forma a que se possa deixar menos lixo no chão. Os copos dependendo das barraquinhas poderão ser devolvidos ou não. Deverão informar-se na compra da bebida.

Esta foi uma medida que a Associação Académica de Lisboa obriga todas as barraquinhas de cerveja a tomarem uma vez que poderá existir uma multa elevada para quem não venda a cerveja e outras bebidas dessa forma. E a Semana Académica de Lisboa não é excepção.

2019 marca a mudança da Semana Académica de Lisboa

Para além das muitas mudanças registadas na localização, no nome e até na reciclagem, 2019 é um dos anos importantes para a cidade de Lisboa e para a sua Academia.

Se nos últimos anos pouco a pouco as festas tem se fracturando, existindo cada vez mais festas académicas, continua a ser a Associação Académica de Lisboa a registar um dos maiores destaques.

Para além da Associação Académica de Lisboa, a Federação Académica de Lisboa tem organizado bastantes festas académicas que têm levado milhares de estudantes em Lisboa a poderem ter diversão a dobrar. No entanto, nem sempre existe dinheiro para tudo e muitas das vezes os estudantes têm de escolher entre uma das duas, levando a que exista uma certa competitividade no melhor cartaz e na festa que tem mais adesão por parte dos estudantes lisboetas.

É importante o reforço de cada uma das festas académicas em Lisboa em vários níveis de forma a que possa existir cada vez mais relevo na vida noturna estudantil lisboeta, caminhando para o objectivo que passa por ter festividades tão grandes como aquelas que são realizadas no Porto ou em Coimbra, esquecendo um pouco o passado das festas académicas de Lisboa onde eram sempre chamados os mesmos artistas levando pouco a pouco à perda de importância face aos "rivais mais a norte".

Cartaz da Semana Académica de Lisboa 2023