Header Ads

Festa das Cruzes 2018 em Barcelos

Conhece aqui a Festa das Cruzes 2018 que decorre de 25 de Abril a 6 de Maio com 12 dias da maior festa minhota em Barcelos.

Programa Festa das Cruzes 2018

História da Festa das Cruzes

Considerada uma das maiores festas do distrito de Braga a Festa das Cruzes é a maior festa do concelho de Barcelos.

A Festa das Cruzes tem a sua origem no século XVI onde no ano de 1504 João Pires regressava da missa e reparou no campo da feira uma cruz de cor preta. Como considerou um sinal sagrado alertou todo o povo que rapidamente se juntou no local.

Nesta história ficou a devoção ao "Senhor da Cruz", inicialmente com um cruzeiro de pedra, depois uma ermida, sendo construida dois séculos depois a igreja que hoje em dia é o ponto mais importante da Festa das Cruzes.

Até meados do século XIX as Festas das Cruzes tinham um âmbito religioso que em muito superava que hoje se regista, embora na altura já centenas de romeiros vinham por exemplo da vizinha Galiza apenas para ver as celebrações religiosas.

Com o tempo a religiosidade das festas começou a ser acompanhado pelo aspecto lúdico que hoje reina nas festas com artesanato, carroceis e muitas outras diversões que a tanto traz prazer a todos aqueles que se deslocam ao recinto da Festa das Cruzes em Barcelos.

Festa das Cruzes 2018

Este ano existe um grande destaque para as principais tradições da Festa das Cruzes, tendo este ano a eleição de Barcelos como a Cidade Criativa da Unesco.

Este ano tal como é habitual estarão persentes os tapetes de flores naturais no Tempo do Senhor Bom Jesus da Cruz depois de dia 27 de Abril. Para além deste destaque a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz é mais um dos pontos altos da festa sendo a primeira grande romaria do Minho no dia 3 de Maio, feriado municipal a começar pelas 17 horas e 30 minutos.

Outra das grandes tradições da Festa das Cruzes é as Rusgas que este ano decorrem na Escadaria ao Senhor da Cruz no dia 29 de abril pelas 15 horas.

Uma das maiores tradições da Festa das Cruzes é a Batalha das Flores que este ano decorre no feriado dia 1 de Maio pelas 15 horas e tem como tema “Barcelos Cidade Criativa”.

Á semelhança dos últimos anos os mais novos terão muita festa pela noite dentro com o tradicional "Bamos ás cruzes" com bastantes djs nas noites entre 27 de Abril e 5 de Maio com os principais destaques Insert Coin, Zecadegas, Ruizinho de Penacova, Los Bravos ou Isabel Figueira, entre muitos outros.

Programa da Festa das Cruzes 2018

25 de Abril - Conservatório de Música de Barcelos (Avenida da Liberdade)
26 de Abril - Banda Sópodia (Avenida da Liberdade)
27 de Abril - Santamaria (Avenida da Liberdade)
28 de abril - Herman José e Big Band (Frente Ribeirinha)
30 de Abril - Mariza (Frente Ribeirinha)
1 de Maio - Magistuna (Avenida da Liberdade)
1 de Maio - Banda Musical de Oliveira (Avenida da Liberdade)
2 de Maio - Ana Malhoa (Jardim das Barrocas)





Videos da Festa das Cruzes



Localização da Festa das Cruzes 2018

Sem comentários