Avançar para o conteúdo principal

Cartaz CARNAVAL DE LOURES 2024: Programa, Horários,...

Carnaval de Loures 2024

Evento: Carnaval de Loures 2024
Localização: Loures
Datas: Brevemente

O Carnaval de Loures é considerado um dos melhores espetáculos e que mais público junta nos arredores de Lisboa.

Tradição do Carnaval de Loures

Um dos carnavais com uma longa tradição em Portugal é o Carnaval de Loures. A história conta que esta tradição carnavalesca em Loures vem dos idos anos de 1934 onde os festejos eram muito diferentes do que são hoje em dia.

Nesta altura eram normais as cegadas, as manifestações teatrais na rua com bastante critica politica e social e o "lançamento de pulhas" que tinham como principal objectivo de dar umas "bocas" às principais personalidades da terra.

Para os mais novos, o arremesso de ovos ou os enfarinhamentos seram normais entre a população de Loures. Para alguns o Carnaval significava colocar a melhor máscara e irem até ao baile da "Sociedade". Outra tradição de Loures eram os assaltos. Os assaltantes assaltavam a casa dos amigos para comer e beber e normalmente só saiam quando fossem identificados.

Apesar de ter sido proibido nos anos 40, o Carnaval de Loures voltou às ruas da vila em 1970 no presente formato, existindo os tradicionais corsos e o enterro do entrudo. Na altura, as festas de carnaval não tinham apenas um propósito lúdico, mas também para a construção do quartel de Bombeiros de Loures.

Apesar de ser um dos carnavais mais populares do país, 1985 o Carnaval Saloio de Loures voltou a parar até 1990 quando várias associações se juntaram para mais 4 anos de carnavais.

Só em 2000 é que com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Loures foi criada a Associação do Carnaval de Loures com o objectivo de organizar esta grandiosa festa sem mais interrupções.

Principais eventos do Carnaval de Loures

Loures não se contenta apenas com o titulo de Carnaval Saloio e conta com variados eventos que tornam num evento único que conta sempre com dezenas de milhares de pessoas assistir.

Desfile em Loures

Contando com 15 carros alegóricos, o Carnaval de Loures tem normalmente mais de 1200 figurantes e é um dos principais destaques carvalescos da Área Metropolitana de Lisboa. Apesar de terem tido apoio de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, o Carnaval de Loures é bastante conhecido por usar a prata da casa não só a organizar como a elaborar os carros alegóricos.

Noite de Djs

Apesar de não ser uma tradição com muitos anos a noite de djs convida todos aqueles que se deslocam a Loures a várias noites de djs com muita música electrónica que todos podem ter acesso.

Programa do Carnaval de Loures 2024



Conhece aqui o programa do Carnaval de Loures


Descobre os concertos que poderás ver em 2024

Programa do Carnaval de Loures 2023


Vê aqui o programa do Carnaval de Loures 2023:

4 de fevereiro

20:00 - Pré Carnaval – Noite em parceria com “Casinha Bar”, no Pavilhão António Feliciano Bastos em Loures, com atuação de DJ Tiago Mateus, DJ Marco Luis, DJ Tuca e animação em palco


10 de fevereiro

19:00 - Inauguração das Tasquinhas e Divertimentos, no Parque das Tinalhas, em Loures


11 de fevereiro

10:00 - Passeio Motard pela freguesia de Loures, com início e término no Largo 4 de Outubro, em Loures


18 de fevereiro (Sábado)

10:00 - Invasão Foliona, nas ruas do centro de Loures

21h30 - Receção aos Reis do Carnaval de Loures 2023, no Largo 4 de Outubro, em Loures

22:00 - Baile de Receção e Apresentação dos Reis do Carnaval, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, com a atuação do Grupo Fora de Série

23:00 - Sábado Jovem de Carnaval em parceria com “Casinha Bar”, no Pavilhão António Feliciano Bastos em Loures, com a atuação de DJ G-Vargs, DJ Tiago Mateus, DJ Marco Luis e DJ Tuca


19 de fevereiro (Domingo)

14:30 -Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos e 2500 figurantes, pelas ruas do centro de Loures, atuação da Banda CTL

18:30 - Noite + Carnaval, no Parque das Tinalhas em Loures, com atuação de DJ André Coelho e DJ Marco Luis


20 de fevereiro (2ª Feira)

22:00 - Baile Trapalhão, no Pavilhão Paz e Amizade em Loures com atuação do Grupo Fora de Série

23:00 - Noite Jovem Trapalhona, em parceria com “Casinha Bar”, no Pavilhão António Feliciano Bastos em Loures, com atuação de DJ Tiago Mateus, DJ Marco Luis e DJ Tuca


21 de fevereiro (3ª Feira)

14:30 - Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos e 2500 figurantes, pelas ruas do centro de Loures, atuação da Banda CTL

18:30 - Noite Saideira, no Parque das Tinalhas em Loures, com atuação de DJ Filipe F


22 de fevereiro (4ª Feira)

20:00 - Despedida do Rei D. Ocarário L, no Largo 4 de Outubro, em Loures

21:30 - Cortejo Fúnebre de Enterro do Carnaval de Loures 2023, passando pelas principais ruas da Cidade de Loures

23:00 - Leitura do Testamento do Rei Momo D. Ocarário L, no Parque Adão Barata (Parque da Cidade), em Loures

23:40 - Lançamento de Fogo-de-Artifício, no Parque Adão Barata (Parque da Cidade), em Loures


Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024