Avançar para o conteúdo principal

XUTOS E PONTAPÉS @ ESTÁDIO MUNICIPAL DE LEIRIA [REPORTAGEM]

Xutos e Pontapés em Estádio Municipal de Leiria

Foram cerca de 12 mil pessoas que se deslocaram ao Estádio Municipal de Leiria no sábado, dia 24 de maio, para ouvir Xutos & Pontapés, no ano em que a banda comemora o seu 35º aniversário. Apesar das mais de três décadas de vida, a banda provou, uma vez mais, em Leiria que continua em estado ‘Puro’.

Bastaria dizer que foi um concerto de Xutos & Pontapés e estaria tudo dito. Mas, para os que quiserem ler mais um pouco, aqui vai.

Foi com “Tu Também” que Zé Pedro, Kalú, Tim, João Cabeleira e Gui, deram o pontapé de saída no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O concerto teve início com cerca de meia hora de atraso, meia hora essa que não demoveu os muitos que se descolaram à cidade do Liz, para ouvir os ‘Xutos’, “os nossos The Rolling Stones”, ouviu-se alguém dizer.

E depois de começar, não há quem os pare. Ouviram-se temas como “Contentores”, “Cordas & Correntes”, “Ligações Diretas”. “Agora quero ver-vos cara a cara e sentir-vos bem”, disse Tim antes de dedicar “Nesta Cidade” a Leiria. E na cidade do Liz, ouviu-se ainda “N’ América”, “Remar Remar” e “Homem do Leme”.

Alinhamento: Xutos e pontapés @ Estádio Municipal de Leiria

Seguia-se o “Inferno” e a banda dedicou-o “a alguém que teve de esperar por nós”. “Nós nos Xutos muitas vezes tivemos que esperar uns pelos outros”, lembrou Tim.

Já tinha passado praticamente uma semana depois de Xutos & Pontapés receberem o Prémio Carreira na Gala dos Globos d’ Ouro, promovida pela SIC e pela Caras e Zé Pedro dirigiu-se ao público e disse “há 35 anos que são vocês que nos aguentam; se não fosse assim, não havia nenhuma razão para continuar”. “Se não fossem vocês”, sublinhou, agradecendo a todos por acompanharem os Xutos & Pontapés.

E para que não restem dúvidas, Zé Pedro sublinhou: “Nós somos os Xutos & Pontapés e fazemos sempre isto à nossa maneira”. A banda saiu do palco depois de “À Minha Maneira”. Mas o púbico não deixou que o concerto terminasse por ali e os Xutos ainda voltaram para mais uma peladinha no estádio, em que presentearam os fãs com “Tonto”, “Vida Malvada”, “Falhas”, “Maria” e “Casinha”.

E tinha terminado pensaram muitos. Mas não. Não sem antes ouvir o “Circo de Feras”, com que Xutos & Pontapés se despediram de Leiria.



Data: 2014-05-24
Fotografia: David Sineiro
Texto: Sara Susano